Está a pensar em fazer uma viagem de automóvel por países da União Europeia? Saiba como se preparar para a viagem.
Se a sua carta de condução foi emitida num país da União Europeia, esta é válida em qualquer país dos estados-membros. Caso pretenda viajar pelos países da União Europeia, antes de iniciar a viagem, é importante certificar-se que a carta de condução está válida, caso contrário, não terá autorização para circular. Caso tenha a carta de condução de um país que não pertence à União Europeia, deverá dirigir-se à embaixada ou consulado e pedir a licença de condução nos estados-membros da União Europeia.
Na eventualidade de perder a carta de condução, deverá contactar o seu consulado e a polícia local, e reportar a sua situação. O consulado do seu país irá entrar em contacto com as autoridades nacionais que emitiram a sua carta de condução para confirmar a validade da sua carta e depois pedir às autoridades locais a emissão de uma documento provisório de substituição que lhe dará o direito de circular com o veículo no país por tempo limitado.
Para pedir uma segunda via da carta de condução, só o poderá fazer no país da sua residência habitual.
Para alugar um carro na Europa deverá ter um cartão de crédito, tendo em conta que é uma obrigatoriedade quando efetua a reserva do veiculo online. Esta prática permite as empresas de aluguer de automóveis utilizarem o cartão de crédito do cliente como garantia.
Relativamente ao seguro automóvel, no caso de ser emitido num país da União Europeia, é válido em todo o território, no entanto, deverá consultar o seu seguro e confirmar as condições, tendo em conta que cada estados-membro tem a sua própria regulamentação. Em alguns países da União Europeia é necessário um seguro próprio para reboques, caso circule com um, deverá pedir uma licença especifica junto da sua seguradora.
A Multa Zero deseja-lhe boa viagem.