A Estrada Nacional 103 é uma das estradas mais bonitas do Norte de Portugal, que liga o interior transmontano ao litoral minhoto e atravessa todo o Norte de Portugal. A estrada tem um grande potencial turístico, com um trajeto marcado por paisagens impressionantes, monumentos históricos, barragens e aldeias típicas, num percurso de 260 km cheio de pontos de interesse.
Ao longo da Estrada Nacional 103, pode atravessar os concelhos de Miranda do Douro, Vimioso, Bragança, Vinhais, Valpaços, Chaves, Boticas, Montalegre, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e Viana do Castelo. Poderá também descobrir diversas áreas protegidas, como a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da UNESCO Planalto Ibérico, o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural de Montesinho, o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural do Litoral Norte.
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça da UNESCO Planalto Ibérico é uma área protegida que abrange cerca de 1 132 606 hectares e integra cinco áreas protegidas e diversos espaços Rede Natura 2000. Ela está localizada entre as províncias de Zamora e Salamanca, em Espanha, e o Nordeste Transmontano, em Portugal. É a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa, com 87 municípios no total.
A reserva é conhecida por sua diversidade biológica e cultural. Ela abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, como o lobo-ibérico, a águia-real, o abutre-preto, a cegonha-preta e a lontra-europeia, além disso, é um importante centro de produção de azeite e vinho. A região também é rica em patrimônio cultural, com castelos medievais, pontes romanas, igrejas barrocas e aldeias históricas.
A reserva é um laboratório vivo para o desenvolvimento sustentável, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida
O Parque Natural do Douro Internacional é um parque natural que abrange a área em que o rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, bem como o rio Águeda, afluente do Douro. Inclui áreas dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. As margens escarpadas do vale profundo do rio formam desfiladeiros monumentais de grande espetacularidade, onde nidificam várias espécies de aves, ameaçadas de extinção a nível nacional e internacional, escolheram para nidificar, atraídas certamente também, pela proximidade das explorações agrícolas e pecuárias onde podem facilmente localizar e obter alimentos. De entre elas destaca-se o Abutre do Egito ou Britango, sendo escolhido como símbolo deste Parque. A combinação das montanhas, do rio Douro e das vinhas cria uma paisagem que é difícil de igualar. Há vários miradouros espalhados pelo parque que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes, além disso, o clima da região regista acentuadas amplitudes térmicas, com invernos frios e verões muito quentes e secos, estando a área sul do Parque integrada na denominada “Terra Quente”. O Parque Natural do Douro Internacional é um destino turístico popular para caminhadas, passeios de barco, observação de aves e outras atividades ao ar livre.
O Parque Natural de Montesinho é uma área protegida situada no Nordeste Transmontano, Portugal, com cerca de 75 mil hectares de extensão. Ele foi reconhecido em 1979 como Parque Natural e tem atualmente 9 mil habitantes e 92 aldeias. O parque é conhecido por sua diversidade biológica e cultural. Ele abriga uma grande variedade de espécies animais, como o lobo-ibérico, a corça e o veado, além disso, o parque é um importante centro de produção de azeite e vinho. A região também é rica em patrimônio cultural, com castelos medievais, pontes romanas, igrejas barrocas e aldeias históricas. O parque é uma excelente opção para quem busca contacto com a natureza e deseja conhecer a cultura e a história da região.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida localizada no Noroeste de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. Ele é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. O parque abrange uma área de 72 mil hectares e é conhecido por sua diversidade biológica e cultural. Ele é o único parque nacional em Portugal e é constituído por 22 municípios.
A região é caracterizada por uma vegetação exuberante que cobre as serras, incluindo uma floresta de azevinho, única a nível nacional, e espécies endémicas como o lírio do Gerês. Os terrenos são muito montanhosos e são atravessados por rios e ribeiras que correm rapidamente e se precipitam em cascatas, encontrando a placidez nas albufeiras de barragens como a Caniçada, Vilarinho das Furnas ou Portela do Homem. As paisagens são deslumbrantes e oferecem a oportunidade de avistar animais como o corço, o lobo-ibérico e os garranos, pequenos cavalos selvagens que correm livremente pelos montes. Não falta castelos medievais, pontes romanas, igrejas barrocas e aldeias históricas. O parque é uma excelente opção para quem busca contacto com a natureza e deseja conhecer a cultura e a história da região. Algumas das atividades que podem ser realizadas no parque incluem canyoning, canoagem, passeios a cavalo, caminhadas, escalada e pesca.
O Parque Natural do Litoral Norte é uma área protegida que se estende ao longo de 16 km da costa, entre a foz do rio Neiva e a zona sul da Apúlia, em área administrativa do concelho de Esposende, Portugal. Ele é constituído por praias fluviais e marítimas, com recifes, dunas, pinhal, carvalhal e zonas agrícolas, para além de inúmeras ribeiras que desaguam diretamente no mar. O parque é conhecido por sua diversidade biológica e paisagens naturais. As zonas costeiras apresentam características especiais que resultam do contacto do ambiente oceânico com o continente, e as dunas impedem o avanço das águas do mar. No parque, estão inventariadas 240 espécies de plantas estando distribuídas pelas dunas, lagoas costeiras, florestas de pinhal e carvalhal , além disso, o parque é uma das principais zonas balneares do norte do país, com praias quase desertas banhadas por águas transparentes, ideais para longos passeios revigorantes. Para conhecer a totalidade da área protegida, afaste-se um pouco da beira-mar. Encha os seus pulmões de ar puro nos Pinhais de Ofir, e siga o percurso pedestre proposto pelo Parque Natural junto às margens do rio Cávado, onde poderá identificar aves migradoras como a garça-real, a andorinha-do-mar, o pato-real, ou a gaivota-argêntea.
Percorrer a Estrada Nacional 103 é uma aventura a não perder e que lhe vai proporcionar memórias inesquecíveis.
A Multa Zero deseja-lhe uma boa viagem.