A estrada mais bonita do Alentejo é a N246-1, que liga a localidade de Portagem a Castelo de Vide. É rodeada completamente por freixos e oferece um misto de espanto e relaxamento. A paisagem desta belíssima estrada varia consoante as estações do ano.
Se circular pela estrada N246-1 no outono, pode apreciar as cores vermelhas e amarelas das árvores, no inverno pode encantar-se com a melancolia dos ramos despidos de folhas. No verão, é a frescura do verde das folhas que encanta quem por ali passa. Bem perto da estrada pode fazer uma paragem e visitar as ruínas de Ammaia, uma das mais espetaculares e desconhecidas cidades romanas de Portugal, recentemente descoberta. E se seguir até Marvão pode visitar aquela que é, sem dúvida, uma das vilas mais bonitas do Alentejo.
Visite o centro histórico de Castelo de Vide, com as suas ruas estreitas e empedradas, o castelo, numerosas igrejas antigas, a sinagoga-museu, fontes e um aqueduto. A Fonte da Vila é um dos pontos turísticos mais populares da cidade. A cidade é também conhecida pelas suas festas religiosas, como a Festa da Senhora da Alegria, que acontece no final de agosto, e a Festa dos Tabuleiros, que acontece a cada quatro anos, em julho.
O Parque Natural da Serra de São Mamede é uma área protegida portuguesa, situada na Serra de São Mamede, na região fronteiriça do nordeste Alentejano. Ocupa uma área aproximada de 56 mil hectares e abrange parte dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, fazendo fronteira com Espanha.
A Serra de São Mamede é o ponto mais elevado a sul do Tejo, com 1025 metros de altitude. A Serra funciona como uma barreira à condensação, criando um microclima com níveis de precipitação e humidade superiores aos das zonas envolventes, que dá origem a um rico e diversificado coberto vegetal. Assim, a norte, predominam os carvalhos e os castanheiros, e a sul, o montado puro de sobreiros e azinheiras.
Para descobrir esta área protegida, o Parque propõe cinco percursos pedestres, através dos quais poderá apreciar a vegetação variada e observar aves de rapina raras como o grifo, o milhafre ou a águia-de-bonelli, símbolo do Parque. Se tiver sorte, talvez consiga avistar os javalis e os veados, que estão de regresso à Serra de São Mamede, na sequência do esforço que tem sido feito para repor os seus habitats. Se se interessa mais pelo património arquitetónico, não deixe de visitar as vilas medievais como Castelo de Vide, Alegrete e Marvão ou a cidade de Portalegre, a mais importante da região, que além dos muitos solares e conventos que lhe dão um ar aristocrático, é sede da Manufatura das Tapeçarias, onde se produzem verdadeiras obras de arte. Para recuperar energias, aproveite e delicie-se com as saborosas especialidades regionais, em que se destacam o ensopado de borrego, o cabrito assado, e os doces como a boleima ou a sericaia com ameixas de Elvas.
A Multa Zero deseja-lhe uma excelente viagem.