O Trilho dos Pescadores é um dos melhores trilhos costeiros do mundo, oferecendo 226,5 km para caminhar no Sudoeste de Portugal.
O Trilho dos Pescadores é um percurso que liga duas bonitas vilas costeiras alentejanas através de praias, arribas, dunas, floresta e até zonas agrícolas. O trilho é quase sempre à beira-mar e pode ser feito na totalidade, parcialmente ou apenas um só dia. O facto de o Trilho dos Pescadores estar inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina torna-o especial. Esta é uma área protegida situada na região sudoeste de Portugal, abrangendo parte do Litoral Alentejano e do início da região do Algarve, entrando pelo Barlavento Algarvio.
O trilho estende-se ao longo de 226,5 km ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Por norma, para quem o deseja fazer na totalidade, o trilho está dividido em 13 etapas diárias, tendo a mais pequena 11 km e a mais longa 22,5 km. A dificuldade do trilho é considerada média, devido à distância e à areia, quase sempre ao nível. O trilho oferece paisagens de cortar a respiração, como praias selvagens, dunas pintadas a vermelho, falésias enormes e portos de pesca artesanais. É uma paisagem inspiradora que cada caminhante pode encontrar forças e ânimo para realizar o Trilho dos Pescadores. Tem algo de sedutor ver o oceano acompanhar-nos ao seu próprio ritmo, enquanto percorremos caminhos que nos parecem algo selvagens e como que intocados pelo ser humano.
Se fizer este percurso a pé, irá passar por algumas das praias mais procuradas de Portugal:
- Praia de Odeceixe: Localizada na foz da Ribeira de Seixe, esta praia é um local bem indicado para fazer passeios de canoa ou barco, para um maior contacto com a natureza e com o lado mais tranquilo da vida local.
- Praia do Malhão: Esta praia foi recentemente requalificada, o que permitiu melhorar tanto o seu acesso como a possibilidade de estacionar no local. Possui um areal bem longo e podemos considerar que está dividida em três partes: parte sul limitada por uma falésia, parte norte limitada por três rochas que são denominadas de galés e na parte centro onde existem mais três praias pequenas, que estão bem protegidas do vento e com rochas.
- Praia da Amoreira: Possui um longo areal, rodeado por dunas e limitado por um rochedo de cor escura que se assemelha a um gigante deitado, como se ele próprio também estivesse a aproveitar para relaxar. Durante a maré baixa, é possível tomar banho de água doce, pois a praia está situada na foz de um ribeiro.
- Praia da Bordeira ou Carrapateira: Fica bem perto da aldeia da Carrapateira e por lá encontra um areal muito espaçoso que ganha ainda mais dimensão quando a maré fica baixa. No local desagua uma ribeira que se assemelha a uma lagoa e é bastante apreciada pelas crianças.
- Praia da Zambujeira do Mar: Esta é a praia aproveitada pelos festivaleiros para se refrescarem durante o dia, para tomar banhos de sol e, assim, recuperarem energias para aproveitarem as longas noites de música e animação.
Desfrute do Trilho dos Pescadores, um dos melhores trilhos costeiros do mundo.